Na Exportação, você exporta a quem selecionou entre vários possíveis bons candidatos ou foi o importador que achou você?
Em muitas oportunidades a exportação é uma atitude reativa logo isso quer dizer que se resume em dar uma resposta à consultas de potenciais importadores que por acaso nos encontraram na internet ou na câmara de comércio bilateral, em uma feira internacional ou em outras fontes de pesquisa.
Tem empresas que exportam para um só comprador, o 1° que chegou a enviar lhe uma consulta, por exemplo, ou vendem a todos de quem recebem consultas e conseguem negociar pedidos.
Claro que exportar à um só comprador no exterior é muito arriscado assim como se exportarmos para muitos compradores diferentes no mesmo mercado, temos a vantagem de diluir nosso risco e de aumentar as vendas.
Do outro lado, comporta um elevado trabalho de elaboração de documentação, de cobranças, de despachos, etc.
Na necessidade de faturar quanto antes muitas vezes não buscamos um parceiro mas vendemos ao primeiro que nos compra.
Em minha opinião, o ideal é procurar ter sempre que possível, em cada mercado, um ou mais de um parceiro e por parceiro entendemos alguém com quem estabelecer um plano de trabalho para promoção, comercialização e monitoramento do mercado.
Porque com um parceiro sendo oportunamente selecionado e mantendo ele motivado e treinado, você conseguirá realizar uma série de atividades que não conseguiria fazer quase seguramente com um comprador, como por exemplo:
Enfim, seria algo parecido como se você tivesse um seu observador no exterior.
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Obviamente, o parceiro quase sempre vai se remunerar com comissões sobre as vendas a ser estabelecidas entre vocês.
A escolha de parceiro no comércio exterior, depende de fatores como:
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Estamos supondo que você já está pronto para a exportação, pois já fez uma avaliação da sua capacidade exportadora, já identificou o seu produto com mais valor agregado ou menos vulnerável à concorrência internacional, já identificou quem pode te dar uma assistência se precisar e sendo assim, já montou um banco de dados.
Para que você tenha mais possibilidades de “acertar” no tipo de parceiro com quem vai trabalhar ou pelo menos reduzir a margem de erro na identificação, é oportuno que você examine algumas opções para depois escolher a que mais se adéqua ao perfil ideal.
Um exemplo: Se você produz roupa de praia, pode buscar agentes que trabalham com grandes lojas de departamentos, importadores distribuidores, algumas butiques, ou fabricantes de produtos complementares ao seu, como: sandálias, chapéus, guarda-sol etc.
Suponhamos que agora, você tem uma empresa de engenharia e trabalha com projetos de plataformas marítimas. É evidente que o número de candidatos se restringirá.
Há várias formas de escolher um parceiro, como visitando feiras, visitando clientes, seguindo orientações de empresas complementares, etc. Uma das formas que eu tenho utilizado é a contratação de serviços de instituições ou empresas de consultoria.
Para que você possa ter claro o mosaico das ações a tomar, examinamos uma sequência de passos para atuar na seleção de um parceiro.
a) Fase introdutória
b) Fase operacional
Outras questões importantes:
Nos damos conta que raramente é usado esse sistema na seleção do parceiro por parte dos exportadores, e sem dúvida é um dos motivos em muitos casos da dificuldade em marcar presença nos mercados. Nós insistimos que com mais profissionalismo na gestão da exportação, vamos obter melhores resultados.
O nosso parceiro é um dos recursos mais importantes, nosso ativo principal. Por meio dele, nosso produto chega aos clientes finais e isso nos leva a refletir que devemos estar mais atentos ao ciclo de vida do cliente mais do que ao ciclo de vida do produto, o que requer necessariamente uma apurada pesquisa na hora da seleção do interlocutor com quem vamos trabalhar no mercado.
Uma das principais vantagens do Comércio Exterior é a possibilidade de importar mercadorias não existentes no país. Esse investimento é muito benéfico, pois garante um diferencial competitivo para as empresas que comercializam esses produtos internacionais no Brasil.
O mesmo vale para a exportação. Existem mercadorias que temos em grandes volumes no país, como é o caso dos produtos de origem agrícola. Os granéis agrícolas, como a soja, o milho e o trigo, são produzidos em grande escala no país, e a exportação contribui muito para a economia nacional.
E aí, gostou deste artigo sobre como escolher parceiro na exportação, a importância de um parceiro na exportação e importação e como funciona a exportação e a importação? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉
Exportação é um termo que possui origem Latim Exportatio e representa a ação e efeito de exportar que representa a venda de mercadorias para outro país.
O comércio exterior é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande porcentagem do PIB.