por Sinara Bueno
DESEMBARAÇO ADUANEIRO | Saiba o que é
Muitas pessoas não conhecem, mas quem é do ramo já ouviu falar no desembaraço aduaneiro. Ele é conhecido como a liberação de uma mercadoria pela alfândega para que esta possa entrar no país, nesse caso a importação. O mesmo serve para a saída, a exportação.
Quer saber mais sobre o desembaraço aduaneiro e a importância deste processo no Comércio Exterior?
Então pegue o seu café e venha comigo!
Neste artigo sobre o desembaraço aduaneiro, você vai ver os seguintes tópicos:
- O que é desembaraço aduaneiro?
- Quanto tempo demora o desembaraço aduaneiro?
- Quando surge o desembaraço aduaneiro?
- Canais de desembaraço aduaneiro
- Quem realiza o desembaraço aduaneiro?
- Quais são as modalidades de desembaraço aduaneiro?
Bora lá agora saber como funciona o Desembaraço Aduaneiro? 😉
O que é desembaraço aduaneiro?
Desembaraço aduaneiro é a liberação de uma mercadoria pela alfândega para a entrada no país ou sua saída e o comprovante do pagamento do imposto sobre circulação de mercadorias e serviços, só aí é que a mercadoria poderá ser entregue ao importador ou exportador.
Quanto tempo demora o desembaraço aduaneiro?
O tempo estimado é de no máximo 8 dias. Ainda que a legislação não estabeleça de maneira objetiva esse prazo, de acordo com a disposição realizada pelo artigo 4º do Decreto de Lei nº 70.235/72 referente ao processo administrativo fiscal, é caracterizado excesso de prazo quando as autoridades aduaneiras ultrapassam 8 dias quanto à adoção dos procedimentos cabíveis.
Quando surge desembaraço aduaneiro?
O desembaraço aduaneiro inicia-se com a conclusão da conferência aduaneira. Se, no processo de conferência não se constatar nenhuma irregularidade é autorizado o desembaraço aduaneiro. Todavia, antes da entrega da mercadoria ao importador é necessário o registro, pela autoridade aduaneira, do desembaraço no SISCOMEX.
Canais de Parametrização de desembaraço aduaneiro
Ao registrar o processo de desembaraço aduaneiro (seja ele a Declaração de Trânsito Aduaneiro, Declaração de Admissão, Declaração de Importação ou Declaração de Exportação) no sistema da Receita Federal, o processo registrado passa pela seleção do canal de parametrização. Estes Canais de Parametrização são randomicamente escolhidos para os processos, em horários pré-definidos nos portos e aeroportos.
Quem realiza o desembaraço aduaneiro?
O ato de desembaraçar qualquer mercadoria é feito por um despachante aduaneiro, que deve ser um profissional credenciado (ou fazer parte de uma empresa com a mesma característica).
No Brasil, a organização deve ter cadastro no radar e ser autorizada pela Receita Federal para operar nesse tipo de atividade, o que deve ser realizado pelo site Portal Único, que é o sistema utilizado pelo órgão.
Entretanto, existem condições para que uma operação logística de importação ou exportação seja realizada. Por exemplo, o conhecimento técnico, que é um fator importante para o sucesso desse processo.
Vários documentos são exigidos e a falta de apresentação deles da maneira correta é capaz de prejudicar o desembaraço. A documentação exigida inclui fatura comercial, romaneio de carga, certificado de origem, conhecimento de transporte e possíveis certificados de análise.
Veja a seguir a lista dos principais documentos exigidos no desembaraço aduaneiro:
Nota Fiscal de Entrada
Comprovante de Importação
Certificado de Origem
Fatura Comercial
Packing List
Quais são as modalidades de desembaraço aduaneiro?
Existem duas modalidades de desembaraço aduaneiro, que se diferenciam basicamente pelos procedimentos realizados em cada uma delas. Uma é o desembaraço normal, que ocorre quando a mercadoria chega, todas as anuências são feitas e os objetos são liberados direto do porto.
A outra é o desembaraço antecipado, que é aquele que envolve uma pré-liberação, antes mesmo da chegada dos volumes.
Comprovante de importação (CI)
O Comprovante de importação é emitido depois que a fiscalização faz a conferência aduaneira. No documento são comprovadas as informações que foram apresentadas no registro do Siscomex e é o documento final do processo de despacho aduaneiro.
Embora dependa de diversos procedimentos, o desembaraço aduaneiro é um processo bem rápido, mas que envolve muitas etapas e exige diversas comprovações.
E aí, gostou deste artigo sobre o desembaraço aduaneiro e como funciona o desembaraço aduaneiro? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉