por Sinara Bueno

20 Mar, 2025

Criação de programa social de formação de jovens em Comércio Exterior

No artigo de hoje, nós vamos falar de uma iniciativa do Sindicato dos Despachantes de São Paulo com o Aeroporto de Viracopos em São Paulo, de criar um programa social de formação de jovens em Comércio Exterior.

E-book - passo a passo DU-E

Quer saber mais sobre este assunto envolvendo o comex? Então pegue o seu café e continue conosco neste texto!

Vamos lá saber mais sobre a iniciativa da criação de um programa social de formação de jovens em Comércio Exterior? 😉



Programa social de formação de jovens em Comex

O Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo (SINDASP) anunciou a concretização de uma proposta que surgiu no início de março, durante a 30ª COLFAC VCP - Comissões Locais de Facilitação de Comércio - Alfândega da Receita Federal do Brasil (RFB) no Aeroporto Internacional de Viracopos, na 8ª Região Fiscal.

O Aeroporto Internacional de Viracopos, situado em Campinas (SP), é historicamente conhecido por sua forte atuação no transporte de carga e, atualmente, é o líder nacional na importação de carga aérea, sendo responsável por cerca de 40% de todo o volume de carga que ingressa no Brasil por via aérea. 

Somente em 2022, o aeroporto processou impressionantes 357 mil toneladas de carga.

Esses números extraordinários não apenas refletem uma extensa cadeia logística para as operações, mas também inspiraram uma iniciativa social voltada para a formação de futuros profissionais na área de comércio exterior (Comex). O Projeto Social "COLFAC-VCP - Jovem Aprendiz em Comex" é uma colaboração entre o SINDASP, a Prefeitura de Campinas e a Receita Federal do Brasil (RFB).

Com inauguração marcada para 2 de outubro, o Curso de Qualificação Profissional, com uma duração de dez semanas, de 4 de outubro a 22 de dezembro de 2023, visa preparar os alunos para desempenhar funções relacionadas ao controle de documentos de importação e exportação, bem como para acompanhar os processos de empresas de todos os tamanhos no contexto do comércio internacional. 

Além disso, o curso abordará noções importantes de comunicação no ambiente de trabalho, incluindo aspectos de postura, vestuário e ética.

Nesta primeira edição, serão disponibilizadas 30 vagas. Na primeira semana de aula, o professor responsável avaliará o conhecimento básico dos alunos em informática e inglês, que são pré-requisitos dos cursos nas áreas de informática e inglês. Caso um aluno não atenda a esses requisitos, poderá ser recomendada sua transferência para outro curso adequado.

"A criação de um programa social com o objetivo de promover a cultura do comércio exterior e capacitar jovens para atuar nesse setor é um sonho que se torna realidade, com 30 vagas já disponíveis. A semente foi plantada, e agora estamos colhendo resultados positivos", afirmou com entusiasmo Elson Isayama, presidente do SINDASP.

Comércio Exterior o que é?

Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles, engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.

O Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.

Estas regras são de âmbitos nacionais, criadas para disciplinar  e orientar tudo o que diz respeito a entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação.

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

Webinário - Como elaborar e automatizar a DU-E na prática