O primeiro decréscimo chinês nos novos pedidos de exportação em oito meses acendeu um sinal de alerta após os dados de julho apresentarem um desempenho fraco.
Quer saber mais sobre este assunto envolvendo as exportações chinesas? Então pegue o seu café e continue conosco neste texto!
Veja os seguintes tópicos envolvendo as exportações chinesas:
Vamos lá? 😉
Exportações chinesas: cenário
Segundo pesquisas, a atividade industrial na China voltou a se expandir em agosto, impulsionada por novos pedidos que estimularam a produção, oferecendo uma leve esperança em meio a uma sequência de dados econômicos preocupantes.
Contudo, a queda nos novos pedidos de exportação, que ocorreu pela primeira vez em oito meses, intensificou as apreensões em relação às perspectivas comerciais, especialmente com o aumento dos embarques de produtos natalinos.
O Índice de Gerentes de Compras (PMI) da indústria chinesa, elaborado pelo Caixin/S&P Global, registrou alta para 50,4 em agosto, em comparação com os 49,8 do mês anterior. Esse resultado superou as expectativas de analistas que, em uma pesquisa realizada pela Reuters, previam uma marca de 50,0, além de ser mais positivo do que o PMI oficial divulgado no sábado, que indicou uma ampliação das quedas na atividade industrial em agosto.
Conforme a pesquisa, que foca principalmente em empresas menores e orientadas para a exportação, houve um aumento significativo no volume de novos pedidos após uma queda em julho, o que contribuiu para o crescimento contínuo da produção pelo décimo mês consecutivo.
Especialmente, os setores de bens de consumo e intermediários se destacaram ao liderar esse crescimento produtivo. Entretanto, a fraqueza na demanda externa resultou na primeira redução nos novos pedidos de exportação em oito meses, e essa queda ocorreu no mais acelerado ritmo desde novembro de 2023.
As exportações têm desempenhado um papel fundamental na dinâmica da segunda maior economia do planeta, especialmente em um cenário onde o consumo interno apresentou queda e a crise do setor imobiliário afetou a confiança tanto das empresas quanto das famílias.
Embora o índice PMI do Caixin tenha voltado a indicar expansão, conforme apontou Wang Zhe, economista do Caixin Insight Group, “o crescimento permanece restrito”.
“Diante da meta ambiciosa de crescimento econômico estabelecida pelo governo, será significativo enfrentar os desafios e as dificuldades para manter a estabilidade do crescimento nos meses que estão por vir.”
Fonte: Reuters
Balança Comercial Brasil e China
A China é o nosso principal parceiro comercial há anos, nos últimos anos não foi diferente. Recentemente a China foi o país de onde mais importamos mercadorias. E também, o país para onde mais Exportamos nossos Produtos.
Note, na imagem acima, que a China ficou em 1º Lugar no Ranking das Exportações Brasileiras, ou seja, a China é o Principal Destino das nossas exportações. Além disso, a China ocupou também a 1ª Colocação no Ranking das Importações Brasileiras. A exportações superaram as importações portanto tivemos um superávit na Balança Comercial Brasil China, o valor de US$ 40.257 Bilhões.
Comércio Exterior o que é?
Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.
O Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.
Estas regras são de âmbito nacional, criadas para disciplinar e orientar tudo o que diz respeito à entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação.
O que é Logística Internacional?
A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.
A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.
E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉
Exportação é a saída de bens, produtos e serviços do país de origem. Esta operação pode envolver pagamento, como venda de produtos, ou não, como nas doações.
Comércio Exterior é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande porcentagem do PIB.
Logística internacional é o ramo da logística que tem como objetivo tratar do comércio internacional, ligando fabricantes aos seus parceiros da rede industrial, como fornecedores, transportadores e operadores em diversos pontos do mundo.