Entenda mais sobre o Conhecimento de Embarque

Atualizado em: por Leandro Sprenger.

O Conhecimento de Embarque é um dos documentos mais importantes do Comércio Exterior, pois transmite a posse da mercadoria, entre outras funcionalidades. Ele é emitido pela companhia responsável pelo transporte da mercadoria.

E-book - passo a passo DU-E

Neste artigo sobre o Conhecimento de Embarque, falaremos sobre:

  • Tipos de Conhecimento de Embarque por modal de transporte;
  • Informações mais importantes no Conhecimento de Carga; e
  • Cláusulas no Conhecimento de transporte internacional.

Vamos lá agora entender o Conhecimento de Embarque😉

Tipos de Conhecimento de Embarque por modal

O Conhecimento de Embarque também é conhecido por conhecimento de transporte ou conhecimento de carga.

O Conhecimento de carga recebe nomes específicas para as diferentes vias de transporte, a saber:

  • Rodoviário – CRT (Conhecimento de Transporte Rodoviário);
  • Marítimo – BL (Bill of Lading);
  • Aéreo – AWB (Airway Bill); MAWB (Master Airway Bill); HAWB (House Airway Bill);
  • Ferroviário – TIF/CTF (Conhecimento de Carga Ferroviária); e
  • Multimodal – (Throughbill of Lading).

O Conhecimento de Transporte independente do modal serve para oficializar a contratação da operação do transporte internacional, comprovar o recebimento da carga na origem, além da obrigação de entregá-la no destino, constituindo a prova de posse e propriedade da mercadoria.

Este documento além de servir como comprovante de embarque, serve também para instruir o despacho aduaneiro de exportação e importação.

Conhecimento de Embarque

Informações mais importantes no Conhecimento de Carga

Erros na emissão do Conhecimento de embarque podem implicar em custos extras com correções junto à agentes de carga ou armadores. Além de ser passível de multas. Portanto, é fundamental emiti-lo com cuidado.

Os dados constantes no Conhecimento devem estar de acordo com as informações da Fatura Comercial e demais documentos do processo de exportação ou importação.

São dados essenciais no conhecimento de embarque:

  • Nome e endereço completo do exportador, do importador e do Consignatário;
  • Local de Origem e de Destino;
  • Quantidade de volumes;
  • Tipo de embalagem;
  • Descrição da mercadoria e Classificação Fiscal;
  • Peso bruto e Peso líquido;
  • Dimensão e cubagem dos volumes;
  • Forma de pagamento do frete ("prepaid" ou "collect"); e
  • Valor do frete internacional.

Cláusulas no Conhecimento de transporte internacional

Falamos acima que uma das funcionalidades do conhecimento de carga é servir como um contrato de transporte. Assim sendo, ele possui termos e cláusulas. Logo, nele constam as responsabilidades e obrigações de cada uma das partes envolvidas.

Veja algumas das cláusulas mais importantes:

Freight as per agreement: Não há obrigatoriedade da menção do valor do frete e taxas no Conhecimento de Transporte. Dessa forma poderá constar a cláusula Freight as Per Agreement, ou seja “conforme acordado”.

Clean on board: este termo significa que a carga foi embarcada “limpa a bordo”, ou seja, sem avarias. Porém, esta cláusula não é aceita pelos armadores e agentes visto que a companhia de transporte não consegue verificar se a carga realmente está embarcando em ordem.

👉 Alguns armadores substituem esta cláusula por: “Clean on board declared by shipper”, dessa forma deixando claro que quem está declarando isso é o exportador.

O que é Logística Internacional?

Após falarmos sobre o que é o conhecimento de embarque, vamos entender como funciona a logística internacional. A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.

A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.

E aí, gostou deste artigo sobre o conhecimento de embarque, como funciona o conhecimento de embarque e quando é usado o conhecimento de embarque? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

O que é Conhecimento de Embarque?

O Conhecimento de Embarque é um dos documentos mais importantes do Comércio Exterior, pois transmite a posse da mercadoria, entre outras funcionalidades. Ele é emitido pela companhia responsável pelo transporte da mercadoria.

O que é comércio exterior?

O comércio exterior é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande porcentagem do PIB.

Leandro Sprenger
Leandro Sprenger

Empreendedor, Apaixonado por Tecnologia, Especialista em TI para Comércio Exterior e responsável pela criação de diversos sistemas de BI para Comex por mais de 15 anos. Co-criador da Plataforma de Ensino SimulaComex e do Sistema FComex.

Webinário - Como elaborar e automatizar a DU-E na prática