O Conhecimento de Embarque é um dos documentos mais importantes do Comércio Exterior, pois transmite a posse da mercadoria, entre outras funcionalidades. Ele é emitido pela companhia responsável pelo transporte da mercadoria.
Neste artigo sobre o Conhecimento de Embarque, falaremos sobre:
Vamos lá agora entender o Conhecimento de Embarque! 😉
O Conhecimento de Embarque também é conhecido por conhecimento de transporte ou conhecimento de carga.
O Conhecimento de carga recebe nomes específicas para as diferentes vias de transporte, a saber:
O Conhecimento de Transporte independente do modal serve para oficializar a contratação da operação do transporte internacional, comprovar o recebimento da carga na origem, além da obrigação de entregá-la no destino, constituindo a prova de posse e propriedade da mercadoria.
Este documento além de servir como comprovante de embarque, serve também para instruir o despacho aduaneiro de exportação e importação.
Informações mais importantes no Conhecimento de Carga
Erros na emissão do Conhecimento de embarque podem implicar em custos extras com correções junto à agentes de carga ou armadores. Além de ser passível de multas. Portanto, é fundamental emiti-lo com cuidado.
Os dados constantes no Conhecimento devem estar de acordo com as informações da Fatura Comercial e demais documentos do processo de exportação ou importação.
São dados essenciais no conhecimento de embarque:
Falamos acima que uma das funcionalidades do conhecimento de carga é servir como um contrato de transporte. Assim sendo, ele possui termos e cláusulas. Logo, nele constam as responsabilidades e obrigações de cada uma das partes envolvidas.
Veja algumas das cláusulas mais importantes:
Freight as per agreement: Não há obrigatoriedade da menção do valor do frete e taxas no Conhecimento de Transporte. Dessa forma poderá constar a cláusula Freight as Per Agreement, ou seja “conforme acordado”.
Clean on board: este termo significa que a carga foi embarcada “limpa a bordo”, ou seja, sem avarias. Porém, esta cláusula não é aceita pelos armadores e agentes visto que a companhia de transporte não consegue verificar se a carga realmente está embarcando em ordem.
👉 Alguns armadores substituem esta cláusula por: “Clean on board declared by shipper”, dessa forma deixando claro que quem está declarando isso é o exportador.
Após falarmos sobre o que é o conhecimento de embarque, vamos entender como funciona a logística internacional. A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.
A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.
E aí, gostou deste artigo sobre o conhecimento de embarque, como funciona o conhecimento de embarque e quando é usado o conhecimento de embarque? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉
O Conhecimento de Embarque é um dos documentos mais importantes do Comércio Exterior, pois transmite a posse da mercadoria, entre outras funcionalidades. Ele é emitido pela companhia responsável pelo transporte da mercadoria.
O comércio exterior é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande porcentagem do PIB.