China permanece como o principal exportador global de mercadorias pelo sétimo ano seguido

Atualizado em: por Leandro Sprenger.

No artigo de hoje, nós vamos falar das exportações chinesas, que, pelo sétimo ano consecutivo, é o maior exportador de mercadorias do mundo.

E-book - passo a passo DU-E

Quer saber mais sobre este assunto envolvendo as exportações chinesas? Então pegue o seu café e continue conosco neste texto!

Veja os seguintes tópicos:

  • Exportações chinesas no mundo
  • Como funciona a importação da China?
  • Principais Produtos Importados da China pelo Brasil
  • Comércio Exterior o que é?
  • O que é Logística Internacional?

Vamos lá? 😉
exportação chinesa

Exportações chinesas no mundo

Pela sétima vez seguida, a China consolidou sua posição como o maior exportador de mercadorias do mundo em 2023, correspondendo a 14,2% de todas as exportações globais, mantendo praticamente o mesmo percentual que foi registrado em 2022. A informação foi compartilhada pelo Ministério do Comércio da China.

Essa declaração foi feita em resposta à mais recente edição do relatório “Perspectivas e Estatísticas do Comércio Global” da Organização Mundial do Comércio (OMC), que antecipa uma recuperação gradual no volume do comércio mundial de mercadorias para os anos de 2024 e 2025, após uma diminuição observada em 2023.

Em contrapartida, a China continuou a ser o segundo maior importador de bens em 2023, com uma participação de 10,6%, praticamente no mesmo patamar de 2022, conforme informou o Ministério.

Apesar das dificuldades na recuperação da economia global, a China manteve um desempenho sólido no comércio internacional de mercadorias, demonstrando uma notável resiliência no crescimento, apontou o órgão responsável pelo Comércio Exterior do país. Segundo o Ministério, “isso evidencia que os produtos de alta qualidade da China são bem aceitos no mercado global, e as importações para o vasto mercado interno da China têm contribuído para o crescimento econômico de outras nações”.

O relatório da OMC também destacou que a previsão atual é cercada por um elevado nível de incerteza, em razão do grande número de riscos existentes na economia global, como conflitos regionais, tensões geopolíticas e um aumento do protecionismo.

Como funciona a importação da China?

A China é o país mais procurado quando o assunto é compras a preço baixo. Tendo em vista o fato de que alguns sites de compras como Aliexpress e outros, que oferecerem muitas promoções especiais, que tornam a aquisição ainda mais vantajosa. Porém, os dados aqui descritos dizem respeito as nossas importações formais da China. 

Não posso deixar de citar neste texto também um pouco sobre a exportação da China.

Todo mundo sabe que a China é uma das maiores exportadoras do mundo e sendo assim acaba alimentando a economia mundial. Existem milhares de produtos da China no Brasil.

Principais Produtos Importados da China pelo Brasil

Confira a lista dos principais produtos que o Brasil importa da China nos últimos anos.

  1. Equipamentos de telecomunicações
  2. Válvulas e tubos termiônicas
  3. Compostos organo-inorgânicos
  4. Demais produtos - Indústria de Transformação
  5. Adubos ou fertilizantes
  6. Medicamentos e produtos farmacêuticos, exceto veterinários
  7. Máquinas e aparelhos elétricos
  8. Peças e acessórios para escritório
  9. Aparelhos elétricos para ligação
  10. Máquinas de energia elétrica
  11. Produtos laminados planos de ferro ou aço
  12. Inseticidas, formicidas, herbicidas e produtos semelhantes
  13. Equipamentos elétricos
  14. Partes e acessórios de veículos automotivos
  15. Geradores elétricos giratórios

É claro que o Brasil importa muitos outros produtos vindos da China, alguns mais conhecidos como roupas e eletrônicos, mas conforme dados da ComexStat, os produtos listados acima foram os mais importados segundo dados.

Comércio Exterior o que é?

Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.

O Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.

Estas regras são de âmbito nacional, criadas para disciplinar  e orientar tudo o que diz respeito à entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação.

O que é Logística Internacional?

Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.

globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback😉

O que é Comércio Exterior?

Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles, engloba uma série de procedimentos.

O que é Logística Internacional?

A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.

Qual o maior exportador do mundo?

O maior exportador do mundo é a China.

Leandro Sprenger
Leandro Sprenger

Empreendedor, Apaixonado por Tecnologia, Especialista em TI para Comércio Exterior e responsável pela criação de diversos sistemas de BI para Comex por mais de 15 anos. Co-criador da Plataforma de Ensino SimulaComex e do Sistema FComex.

Webinário - Como elaborar e automatizar a DU-E na prática