O Canal da Mancha tem importância estratégica para as relações diplomáticas e comerciais, já que liga duas importantes economias: a França e a Grã-Bretanha. Vamos saber mais desse famoso canal que tem até um túnel? 😉
Veja agora os seguintes tópicos no artigo de hoje sobre o Canal da Mancha:
O que é o Canal da Mancha?
O Canal da Mancha é uma via aquática que liga a Grã-Bretanha à França. Com uma área aproximada de 75.000 km2, ele estabelece conexão do Mar do Norte com o Oceano Atlântico. Com uma profundidade entre 120 metros e 40 metros, o Canal possui cerca de 560 km de extensão. Sua largura varia de 180 km (na parte oeste) a 34 km (na parte leste).
O Canal da Mancha se formou depois do fim da última Era do Gelo. Antes desse fato, no decorrer do Pleistoceno, na área onde o canal está localizado havia um trecho de terra firme ligando a Grã-Bretanha ao restante da Europa. Trata-se de um dos canais marítimos mais movimentados do mundo.
Para ilustrar:
Os ingleses chamam o Canal de English Channel (Canal Inglês). O corpo hídrico está localizado entre a França e a Inglaterra, ganhou o nome de “Canal da Mancha” em português e em espanhol por causa da maneira como ele era chamado pelos franceses: Le Manche. Contudo, a palavra “manche” em francês não significa “mancha” e sim “manga”, pelo fato de que o canal constitui em um braço de mar que une o Oceano Atlântico ao Mar do Norte.
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O tráfego marítimo no Canal da Mancha é um dos mais intensos do mundo, especialmente pelas ligações possíveis entre a Europa, a França e a Inglaterra. Entre as cidades de Dover (Inglaterra) e Calais (França) é que se concentram os maiores índices de navegabilidade e, portanto, o local por onde circula a maior parte das embarcações. Durante muito tempo na história, seja devido às fortes marés e tempestades, seja por conta dos recursos de navegação mais precários, foram registrados acidentes marítimos no Canal da Mancha. Destacam-se no Canal da Mancha o transporte de mercadorias diversificadas e ainda navios petroleiros.
Na história da Inglaterra, o Canal da Mancha representou um grande papel. Ele salvou a Inglaterra de ser invadida em algumas ocasiões, tanto pelas tropas de Napoleão, como pelos nazistas. Servindo como uma barreira de proteção para Inglaterra com o resto do continente Europeu, a construção de um túnel ou ponte que interligasse a Inglaterra com outros países do continente, era visto como motivo de desconfiança e receio, porém era um projeto sonhado por muitos.
Com aproximadamente 50 quilômetros de extensão, o Eurotúnel foi inaugurado em 06 de maio de 1994 pela rainha britânica Elizabeth II e pelo presidente francês François Mitterrand. Foram sete anos de construção e a mão-de-obra de 15 mil trabalhadores.
Construído sob o Canal da Mancha, no estreito de Dover, ele fica 50 metros abaixo do nível do mar. São três túneis: dois deles são para os trens e um para emergências. Desde sua construção, é a principal via de comunicação entre a Grã-Bretanha e a França. Além do transporte de pessoas através dos trens, existe um sistema de transporte para veículos e carga.
É considerado uma das obras de engenharia mais caras do mundo (cerca de 9 bilhões de libras) sendo uma alternativa rápida de viagem. Faz conexão com as estações em Londres (Inglaterra), Paris (França) e Bruxelas (Bélgica), e o tempo total do trajeto é de apenas 35 minutos em uma velocidade média de 160 km/h.
O Eurotúnel é uma moderna obra de engenharia, porém os primeiros projetos para construção de um túnel na Canal da Mancha surgiram no ano de 1802, quando o francês Albert Mathieu Favier propôs a criação de uma via subterrânea que permitisse a viagem entre França e Inglaterra por meio de carruagens puxadas por cavalos e com paradas nas ilhas artificiais no roteiro.
Durante a construção do Eurotúnel, foi necessário fazer a remoção de cerca de 7 milhões de toneladas de material do Canal da Mancha, que foram transportados até o sudeste da Inglaterra, onde foram utilizados para a formação da reserva natural Samphire Hoe Country Park, que tem uma área de 300 mil metros quadrados.
Em 2017 houve uma polêmica mundial envolvendo o Canal da Mancha, foi o fato de uma embarcação russa, o barco de guerra Severomorsk ter passado o Estreito de Dover depois de operações no Mar Mediterrâneo, o que para o Reino Unido representou uma ameaça à sua soberania na região. Não é a primeira vez que é registrada a presença de navios russos no Canal da Mancha, sendo que sempre que isso ocorre há um grande alarde no Reino Unido.
Outra questão que envolve o Canal é o uso deste recurso marítimo, especialmente entre a França e a Inglaterra. A possibilidade de deslocamento entre os países foi intensificada com a construção do Eurotúnel, já que os imigrantes tentam esconder-se em caminhões para efetuar a travessia. Alguns imigrantes, em uma estratégia também arriscada, tentam cruzar o Canal da Mancha nadando em suas porções mais estreitas. Várias mortes já foram registradas na região.
Ligado ao contexto sobre o que é o Canal da Mancha, agora vamos entender a importância da logística internacional. A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.
👉🏼 A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado ao processos de compra, armazenagem e a distribuição das mercadorias.
E aí, gostou deste artigo sobre o que é o Canal da Mancha, onde fica o Canal da Mancha e o comércio no Canal da Mancha? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉
O Canal da Mancha é uma via aquática que liga a Grã-Bretanha à França. Com uma área aproximada de 75.000 km2, ele estabelece conexão do Mar do Norte com o Oceano Atlântico.
O comércio exterior é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande porcentagem do PIB.