Sabemos que o transporte marítimo é o principal modal utilizado no comércio exterior. Dessa forma, o aumento do comércio mundial acaba por demandar navios cada vez maiores no intuito de incrementar sua capacidade. E quanto maior a capacidade de um navio, maior o seu calado.
Vamos saber o que é calado e sua importância no comex? 😉
Confira agora os seguintes tópicos no artigo sobre o calado de navio:
Calado é a distância vertical entre a parte inferior da quilha e a linha de flutuação de uma embarcação. É a medida da parte submersa do navio. Tecnicamente, é a distância da lâmina d’água até a quilha do navio.
O conhecimento do calado do navio em cada condição de carga e de densidade da água (em função da salinidade e temperatura) é fundamental para determinar a sua navegabilidade sobre zonas pouco profundas, em especial nos portos e em canais. Toda embarcação pode flutuar entre um calado máximo quando ela está a plena carga e um calado mínimo quando ela está descarregada inteiramente.
Geralmente vemos ou lemos que o porto tal possui um calado de x metros, mas isso está errado! Conforme ilustração abaixo, somente navio tem calado. Portos possuem profundidade.
Confira também nosso texto: Localização de Navios de Carga, saiba com rastrear em tempo real navios cargueiros.
O calado de uma embarcação mede-se verticalmente a partir de um ponto na superfície da parte inferior da quilha e a superfície da água. É importante notar que o calado terá variações, num mesmo navio, conforme a carga do navio ou a densidade da água.
Além deste texto sobre o que é calado de navio, confira também nosso artigo: Maior navio cargueiro do mundo
Em função do ponto da embarcação e da forma de medição existem diversas formas de expressar o calado. Relacionamos abaixo as mais comuns.
Conforme mencionado na introdução, os armadores marítimos estão construindo navios cada vez maiores. Segue abaixo evolução dos tamanhos dos navios porta-contêineres ao longo dos anos.
Ah sim, e já existem navios ainda maiores, com 16 metros de calado e capacidade para mais de 20.000 TEUs (contêiner de 20’).
Por falar em Navios, confira nosso texto sobre os Tipos de Navios.
Calado Vs Tamanho do Navio
O calado e o tamanho do navio são características fundamentais na navegação marítima, desempenhando papéis distintos, mas igualmente cruciais. O calado refere-se à profundidade do casco submerso na água, afetando a capacidade da embarcação de navegar em diferentes áreas e condições.
Navios com maior calado podem ter acesso limitado a portos mais rasos, enquanto aqueles com calado menor podem explorar áreas mais restritas. Por outro lado, o tamanho do navio influencia a capacidade de carga, a estabilidade e a resistência ao vento e às ondas.
Em conjunto, esses fatores são cuidadosamente considerados no planejamento e na operação marítima para garantir a eficiência e segurança da navegação.
Quanto maior a profundidade de um porto, maior é o tamanho das embarcações que podem atracar nele, ou seja, mais produtos podem ser carregados numa única viagem e menor tende a ser o custo logístico. Dessa forma, como ficam os portos brasileiros? Como atender a exigência crescente de ter que possuir cada vez uma profundidade maior para poder receber os maiores navios do mundo?
O aumento do tamanho dos navios é uma tendência global. Navios maiores exigem reestruturação na estrutura dos portos, principalmente na questão do calado e do acesso marítimo. Cada centímetro perdido na profundidade do canal significa deixar de receber esses grandes navios, que paulatinamente irão se tornar o padrão no mercado.
👉🏽 Confira também os Tipos de Portos.
As limitações de profundidade têm afetado portos como Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Itapoá (SC) e Rio Grande (RS), entre outros. Os portos brasileiros ainda não estão capacitados para receber a visita dos gigante dos mares, conforme podemos ver na tabela abaixo.
Porto | Profundidade (metros) |
Itaguaí (RJ) | 20 |
Itapoá (SC) | 14 |
Paranaguá (PR) | 16 |
Rio de Janeiro (RJ) | 14,5 |
Rio Grande (RS) | 14 |
Salvador (BA) | 15 |
Santos (SP) | 15 |
Suape (PE) | 14,5 |
👉🏼 Aproveite e confira nosso artigo: Portos Brasileiros: Quais os principais
Naturalmente, como passar dos anos, a profundidade dos portos vai diminuindo em função do assoreamento que acontece pela própria utilização do canal de navegação. Assoreamento é o acúmulo de sedimentos pelo depósito de terra, areia, argila, detritos etc., na calha de um rio, na sua foz, em uma baía, etc..
A movimentação da correnteza, o encontro com a margem e a atuação de outros fatores climáticos fazem com que sedimentos sejam carregados e se acomodem aos poucos. O assoreamento pode afeta a navegabilidade de mares e rios e prejudica, especialmente, os canais de acessos a portos. Devido a este fenômeno, a dragagem de manutenção de sedimentos nos portos é fundamental para que os terminais portuários possam receber grandes embarcações.
A dragagem é o ato de remoção desses sedimentos com máquinas e procedimentos apropriados, seja para aprofundamento ou manutenção da profundidade ao longo do tempo.
Confira também nosso texto sobre Canal de Suez: Navio encalhado entenda o caso
A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.
A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado ao processos de compra, armazenagem e a distribuição das mercadorias.
👉🏼 Já conferiu o nosso Guia dos Incoterms? Se não, veja como essas normas funcionam!
E aí, gostou deste artigo sobre o que é calado do navio e como funciona o calado do navio? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉
Calado do navio é a distância vertical entre a parte inferior da quilha e a linha de flutuação de uma embarcação. É a medida da parte submersa do navio. Tecnicamente, é a distância da lâmina d’água até a quilha do navio.
O comércio exterior é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande porcentagem do PIB.