por Sinara Bueno

17 Mar, 2025

Brasil pode bater recorde na exportação de algodão em 2023 | Veja mais

No artigo de hoje, vamos falar mais detalhadamente sobre as previsões para as exportações de algodão em 2023. Um ano que pode vir com recordes na venda deste produto.

E-book - passo a passo DU-E

Quer saber mais sobre este assunto? Então pegue o seu café e continue conosco no artigo de hoje!

Veja os seguintes tópicos neste texto sobre as exportações de algodão:

    • Exportações de algodão: previsões para 2023
    • Vendas antecipadas do produto: Entenda
    • Brasil é o segundo maior exportador global da pluma
    • Para quais países o Brasil exporta Algodão

    Vamos lá agora conhecer as previsões para as exportações de algodão em 2023!😉

    Exportação de algodão em 2023

    Exportações de algodão: previsões para 2023

    As exportações brasileiras de algodão podem alcançar 2,2 milhões de toneladas na safra 2022/23, alta de 22% ante o ciclo anterior, conforme notícia da associação nacional de produtores Abrapa, apesar de uma lentidão nas vendas antecipadas da pluma causada pelo alto nível de custos e queda de preços.

    Se confirmado, o volume de exportação ficará mais perto do recorde de 2,3 milhões de toneladas registrado na temporada de 2019/20, quando o Brasil havia produzido 3 milhões de toneladas da pluma.

    No ciclo atual, cuja primeira safra já está sendo plantada, a expectativa é que a produção fique em 2,95 milhões de toneladas, alta de 18% comparada a 2021/22. A previsão de exportações considera um consumo interno de 700 mil toneladas.

    Vendas antecipadas do produto: Entenda

    As vendas antecipadas, no entanto, estão em torno de 50% da produção esperada, atrasadas em relação a anos anteriores, quando teriam atingido 70% nesta época da safra. A expectativa é que quando o algodão superar o patamar de 90 centavos de dólar por libra-peso na bolsa de Nova York, o produtor voltará a fechar negócios. 

    Porém, o setor conta com um problema nesta temporada, que é a combinação entre altas despesas, causadas principalmente pelos preços dos fertilizantes e dos combustíveis, e queda das cotações da pluma pressionada pelo consumo internacional.

    👉 A entidade calcula que os custos de produção aumentaram 27% no comparativo anual e estão cerca de duas vezes mais altos, em relação à temporada de 2020/21. Já os fertilizantes saltaram 57%, contra o ano passado.

    Fonte: Abrapa

    Brasil é o segundo maior exportador global da pluma

    Vale lembrar que o Brasil é o segundo exportador global da pluma, atrás dos EUA. Caso os norte-americanos, de fato, diminuam a área de algodão para apostar em soja e milho, o presidente da Abrapa acredita que será possível avançar na competitividade da pluma brasileira.

    Para quais países o Brasil exporta Algodão

    Confira a seguir quais são os principais para onde vão as exportações de algodão.

     

    País de destino

    Valor FOB US$

    China

    820 milhões

    Vietnã

    356 milhões

    Indonésia

    335 milhões

    Bangladesh

    309 milhões

    Turquia

    238 milhões

    Paquistão

    181 milhões

    Malásia

    147 milhões

    Coréia do Sul

    76,2 milhões

    Índia

    66,1 milhões

    10º

    Tailândia

    39,7 milhões

    Nos últimos anos, a China foi o principal destino das exportações de algodão com uma receita de US$ 820 milhões, e em porcentagem a 31% do algodão brasileiro vai para o país chinês. O Vietnã aparece como o segundo principal destino, correspondendo a 13% das exportações do Brasil vão para o país, a Indonésia também aparece com 13%.

    E aí, gostou deste artigo sobre a exportação de algodão? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉

    Webinário - Como elaborar e automatizar a DU-E na prática