Brasil estabelece novo marco nas exportações de alimentos industrializados

Atualizado em: por Leandro Sprenger.

O aumento nas exportações resulta na criação de mais postos de trabalho nas indústrias alimentícias. O Brasil alcançou um recorde significativo na exportação de alimentos processados. Contudo, a crise climática chama a atenção global para os desafios enfrentados na produção.

E-book - passo a passo DU-E

Quer saber mais sobre este assunto envolvendo as exportações de alimentos industrializados? Então pegue o seu café e continue conosco neste artigo!

Veja os seguintes tópicos:

  • Exportações de alimentos industrializados
  • Novo Processo de Exportação: O que é?
  • Principais Documentos de Exportação: Lista completa
  • Comércio Exterior o que é?
  • O que é Logística Internacional?

Vamos lá? 😉
exportação alimentos industrializados

Exportações de alimentos industrializados

Excessos de chuva, secas e incêndios nas lavouras fazem com que o mercado internacional observe atentamente o Brasil. Nos últimos tempos, o país, famoso por suas vastas plantações de soja, milho, café e trigo, ganhou uma nova visibilidade no comércio exterior.

"O Brasil, além de já ser reconhecido como o celeiro do mundo, agora se afirma como o supermercado do planeta. A partir de 2023, consolidamos nossa posição como a nação que mais exporta alimentos industrializados para o mundo; são 190 países que adquirem produtos brasileiros, reforçando a confiança na qualidade e segurança dos alimentos industrializados que oferecemos." conta  João Dornellas, presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos.

As exportações brasileiras de alimentos industrializados alcançaram um saldo recorde de US$ 30,7 bilhões (R$ 169,3 bilhões) no primeiro semestre deste ano.

Além disso, há um aumento significativo de profissionais brasileiros atuando nas indústrias alimentícias, com mais de 150 mil novos empregos diretos e indiretos gerados apenas nesse período. Se o trigo se transforma em macarrão para exportação, a robustez da balança comercial do Brasil vai além do setor agrícola.

Ela se reflete também nos grandes centros urbanos, dinamizando as fábricas e a economia nacional, ao fomentar pesquisas, inovações, investimentos e geração de empregos. Dessa forma, a imagem do Brasil como um dos principais produtores de alimentos do mundo se constrói com uma forte conexão com a indústria.

Entretanto, para que isso aconteça, é necessário contar com condições climáticas adequadas. A indústria adquire cerca de 61% do que é produzido no campo, e qualquer perda na produção agrícola pode, sim, impactar a oferta e a disponibilidade de alimentos a longo prazo.

Vários segmentos da indústria têm feito investimentos significativos em práticas sustentáveis, com o objetivo de mitigar os impactos severos causados pelos problemas climáticos que o planeta enfrenta.

Fonte: Globo

Novo Processo de Exportação: O que é?

Atualmente, existem diferentes frentes de trabalho dentro do Programa Portal Único, envolvendo todo o governo brasileiro e contando com apoio e participação do setor privado. 

Dentre essas iniciativas, merece destaque o desenvolvimento do Novo Processo de Exportação, concluído em 2016. Esse trabalho engloba o mapeamento dos processos atuais de exportação e a identificação de necessidades dos intervenientes públicos e privados para a criação de um fluxo contínuo de informações por meio do Portal Único.

Ou seja, podemos concluir que o Novo Processo de Exportação (NPE) promove um fluxo de informações mais eficiente e integração entre os intervenientes do comércio exterior públicos e privados

Sua implementação se deu junto ao Portal Único do Comércio Exterior, Siscomex, pela Receita Federal Brasileira em conjunto ao SECEX e desde então vem otimizando os processos de comércio exterior, seja diminuindo o tempo necessário entre as etapas, como também reduzindo custos inerentes às operações, o que aumenta a competitividade brasileira frente ao mercado externo.

Principais Documentos de Exportação: Lista completa

Abaixo listamos os principais documentos necessários para exportar

  1. Fatura Pro forma ou Proforma Invoice
  2. Fatura Comercial ou Commercial Invoice
  3. Romaneio de Carga ou Packing List
  4. Nota Fiscal de Exportação (NF-E)
  5. DU-E (Declaração Única de Exportação)
  6. Conhecimento de Embarque
  7. Apólice de Seguro de Transporte
  8. Certificado de Origem
  9. Carta de Crédito (L/C)

Comércio Exterior o que é?

Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.

O Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.

Estas regras são de âmbito nacional, criadas para disciplinar  e orientar tudo o que diz respeito à entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação.

O que é Logística Internacional?

Agora que já falamos de maneira mais aprofundada sobre o que é Comércio Exterior, vamos entender mais sobre o que é a logística internacional. A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.

globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback😉

O que é Exportação?

Exportação é a saída de bens, produtos e serviços do país de origem. Esta operação pode envolver pagamento, como venda de produtos, ou não, como nas doações.

O que é Logística Internacional?

Logística internacional é o ramo da logística que tem como objetivo tratar do comércio internacional, ligando fabricantes aos seus parceiros da rede industrial, como fornecedores, transportadores e operadores em diversos pontos do mundo.

O que é Comércio Exterior?

Comércio Exterior é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande porcentagem do PIB.

O que é o Novo Processo de Exportação (NPE)?

O Novo Processo de Exportação (NPE) promove um fluxo de informações mais eficiente e integração entre os intervenientes do comércio exterior públicos e privados.

Leandro Sprenger
Leandro Sprenger

Empreendedor, Apaixonado por Tecnologia, Especialista em TI para Comércio Exterior e responsável pela criação de diversos sistemas de BI para Comex por mais de 15 anos. Co-criador da Plataforma de Ensino SimulaComex e do Sistema FComex.

Webinário - Como elaborar e automatizar a DU-E na prática