Brasil e China trabalham para integrar sistemas que facilitem o comércio bilateral

Atualizado em: por Leandro Sprenger.

A Receita Federal e o MDIC têm como objetivo aumentar a interoperabilidade entre o Portal Único de Comércio Exterior do Brasil e seu equivalente na China. No texto de hoje, falaremos mais sobre os trabalho para a integração entre esses sistemas com o propósito de aprimorar os processo do comex.

E-book - passo a passo DU-E

Quer saber mais a respeito deste assunto envolvendo Brasil e China? Então pegue o seu café e continue conosco neste texto!    

Veja os seguintes tópicos:

  • Integração Portal Único e China
  • Principais produtos importados da China pelo Brasil
  • A máquina da exportação chinesa
  • O que é o Portal Único?
  • Comércio Exterior o que é?
  • O que é Logística Internacional?

Vamos lá? 😉
Importação China Brasil

Integração Portal Único e China

A formalização da integração entre esses dois portais, que visa proporcionar maior agilidade, economia e segurança nas operações de comércio exterior, ocorreu através da assinatura de um memorando de entendimento pelos governos brasileiro e chinês nesta quarta-feira (25/9), em Brasília.

O acordo de Cooperação em Janelas Únicas de Comércio Exterior estabelece a busca por soluções que possibilitem a interação entre os sistemas, permitindo que ambos se comuniquem e reconheçam ferramentas e protocolos.

Dentre as várias possibilidades de integração, destacam-se o reconhecimento de Operadores Econômicos Autorizados e o intercâmbio de informações logísticas, declarações aduaneiras e certificados, como os de origem e o ePhyto – um documento fitossanitário eletrônico que contribui para a redução de custos, prazos e burocracia para os exportadores.

Do lado brasileiro, assinaram o memorando a secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex-MDIC), Tatiana Prazeres, e o secretário especial da Receita Federal do Brasil, Robinson Barreirinhas. Representando a China, o vice-ministro de Administração Geral de Aduanas, Zhao Zenglian. A China se destaca como o principal parceiro comercial do Brasil, com um volume de comércio que atingiu US$ 160 bilhões em 2023.

Principais Produtos Importados da China pelo Brasil

Confira a lista dos principais produtos que o Brasil importa da China nos últimos anos.

  1. Equipamentos de telecomunicações
  2. Válvulas e tubos termiônicas
  3. Compostos organo-inorgânicos
  4. Demais produtos - Indústria de Transformação
  5. Adubos ou fertilizantes
  6. Medicamentos e produtos farmacêuticos, exceto veterinários
  7. Máquinas e aparelhos elétricos
  8. Peças e acessórios para escritório
  9. Aparelhos elétricos para ligação
  10. Máquinas de energia elétrica
  11. Produtos laminados planos de ferro ou aço
  12. Inseticidas, formicidas, herbicidas e produtos semelhantes
  13. Equipamentos elétricos
  14. Partes e acessórios de veículos automotivos
  15. Geradores elétricos giratórios

É claro que o Brasil importa muitos outros produtos vindos da China, alguns mais conhecidos como roupas e eletrônicos, mas conforme dados da ComexStat, os produtos listados acima foram os mais importados.

A máquina da Exportação Chinesa

Em janeiro deste ano, a China liderou na lista de destinos das exportações brasileiras, com um aumento da participação em relação a janeiro de 2018, que passou de 18,3% para 20,9% da fatia do mercado, respectivamente.

A China é a maior economia de exportação do mundo. Só no ano de 2017, a exportação da China resultou em US $ 2,41 Trilhões, tornando o país o maior exportador do mundo.

O país é o maior parceiro comercial do Brasil em volume de vendas. Os produtos brasileiros exportados para a China e aqueles que vêm de lá são, atualmente, de naturezas variadas: o Brasil exporta basicamente commodities, já a China, exporta itens manufaturados, prontos ou em peças a serem montadas aqui, além de outras tecnologias. Confira nosso artigo Principais Produtos Exportados pelo Brasil.

Quando falamos em números, em 2007 a China já havia superado a Alemanha na lista das maiores economias do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos em tamanho de PIB. Porém, as exportações da China, influenciou Pequim, a Capital da República Popular da China, a acumular a maior reserva em moeda estrangeira do mundo, que somam mais de US$ 2 trilhões.

O que é o Portal Único?

O Programa Portal Único de Comércio Exterior é uma ação do governo destinada a simplificar a burocracia, diminuir o tempo e os custos envolvidos nas operações de exportação e importação do Brasil, com o intuito de melhor atender às demandas do comércio internacional.

Os objetivos principais incluem a reformulação dos processos de exportação e importação, visando torná-los mais eficientes, integrados e harmonizados, além da criação de uma plataforma que concentre a interação entre o setor público e os operadores privados. O Portal Único é uma atualização do Siscomex, que vem operando desde 1993.     

Comércio Exterior o que é?

Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.

O Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.

Estas regras são de âmbito nacional, criadas para disciplinar  e orientar tudo o que diz respeito à entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação.

O que é Logística Internacional?

Agora que já falamos de maneira mais aprofundada sobre o que é Comércio Exterior, vamos entender mais sobre o que é a logística internacional. A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.

globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback😉

O que é o Siscomex?

O Sistema Integrado de Comércio Exterior - Siscomex é um instrumento administrativo que integra as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior.

O que é Logística Internacional?

A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.

O que é Comércio Exterior?

Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles, engloba uma série de procedimentos.

Quais são os principais produtos importados da China?

Os principais produtos importados da China são: Equipamentos de telecomunicações, Válvulas e tubos termiônicas, Compostos organo-inorgânicos.

Leandro Sprenger
Leandro Sprenger

Empreendedor, Apaixonado por Tecnologia, Especialista em TI para Comércio Exterior e responsável pela criação de diversos sistemas de BI para Comex por mais de 15 anos. Co-criador da Plataforma de Ensino SimulaComex e do Sistema FComex.

Webinário - Como elaborar e automatizar a DU-E na prática