A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) anunciou a assinatura de 23 convênios com entidades empresariais, além de um acordo estabelecido com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
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O objetivo é apoiar as exportações brasileiras, atrair investimentos e promover empresas do país no mercado internacional. As iniciativas setoriais contam com um total de R$ 537 milhões em investimentos, prevendo beneficiar cerca de 19 mil empresas nos próximos dois anos.
O convênio com o Sebrae tem como foco incentivar cooperativas e micro e pequenas empresas (MPE), principalmente nas regiões Norte e Nordeste, a começar ou aprimorar suas estratégias de exportação. Serão destinados cerca de R$ 175 milhões para o desenvolvimento de novos produtos e metodologias, abordando as lacunas que os empreendedores enfrentam ao querer exportar, em consonância com a Política Nacional da Cultura Exportadora.
Durante um evento realizado no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou as colaborações firmadas e reforçou a relevância de fazer com que o dinheiro circule entre a população para impulsionar a economia. “A mágica está em transformar as pessoas em pequenos consumidores", afirmou. “Minha preocupação está voltada ao consumo, pois sem ele não há indústria. Nenhum empresário vai investir em uma fábrica se não houver mercado para seus produtos.
Portanto, o verdadeiro milagre é criarmos condições para que todas as pessoas possam consumir um pouco”, acrescentou Lula, ressaltando a importância da valorização do salário mínimo como uma estratégia de distribuição de renda no país. Ele também enfatizou a necessidade de facilitar o acesso ao crédito para pequenos e médios empreendedores.
Com os acordos firmados nesta terça-feira, serão promovidas iniciativas como a divulgação dos negócios brasileiros em feiras internacionais, encontros de negócios com compradores do exterior, missões de importadores ao Brasil para conhecer a produção nacional, além de análises de mercado, advocacy de interesses e facilitação de acesso a novos mercados.
Pequenas empresas
Segundo dados do governo, as cooperativas e as micro e pequenas empresas são responsáveis por aproximadamente 41% do total das empresas que exportam no Brasil, entanto, o valor das exportações desse segmento não ultrapassa 1% do total das transações financeiras realizadas no país, que alcançaram US$ 3,2 bilhões em 2022.
Além disso, quase 60% das exportações das MPEs têm como destino as Américas. O presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou que o setor de micro e pequenas empresas representa quase 95% do total de empresas no Brasil e, no que diz respeito a empregos formais, está na origem de 80% da força de trabalho do país. Ele acredita que o Brasil pode superar seus desafios mediante uma economia compartilhada.
Acordos firmados
Um total de R$ 537 milhões será investido através de convênios com entidades do setor, sendo R$ 287 milhões provenientes do governo brasileiro, por meio da ApexBrasil, e R$ 250 milhões do setor privado.
Esses acordos têm como meta gerar mais de R$ 281 bilhões em transações internacionais, englobando exportações e investimentos estrangeiros destinados a projetos estratégicos no Brasil.
A ApexBrasil estabeleceu 14 convênios focados na indústria e serviços, com o objetivo de promover a internacionalização de segmentos cruciais da economia nacional, totalizando um investimento superior a R$ 278 milhões.
No setor agropecuário, foram firmados sete convênios para aumentar a presença brasileira em mercados internacionais em áreas como arroz beneficiado; chocolate, balas, doces e amendoim; carne bovina; frutas e polpas congeladas; máquinas, equipamentos, insumos e tecnologia para a produção de etanol e açúcar; etanol e farelo de milho; além de produtos para animais de estimação. O valor total dos investimentos nessa área alcança R$ 75 milhões.
A colaboração entre a ApexBrasil e a Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital visa atrair cerca de R$ 24,5 bilhões em investimentos estrangeiros nos próximos dois anos.
O foco da parceria está na captação de fundos internacionais para os investimentos em participação brasileira, que irão canalizar recursos em empresas e projetos, incluindo iniciativas ligadas à Nova Indústria Brasil (NIB) e ao Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Além disso, os acordos incluem o setor de móveis, disponibilizando R$ 33,6 milhões para apoiar esse segmento, com o objetivo de ampliar e fortalecer sua presença em mercados internacionais.
Fonte: Agência Brasil
O que é a Apex Brasil?
Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) é uma agência criada em 2003 pelo governo federal com o intuito de auxiliar empresários na hora de exportar produtos para outros países, ela traz estratégias para estimular a exportação de empresas Brasileiras movimentando assim o Mercado Internacional e assim atraindo novos investimentos estrangeiros para o país.
A Apex Brasil é bastante usada também por empresas estrangeiras que buscam negócios e produtos brasileiros. Oferecem assessoria para que o empresário tenha maior conhecimento sobre a exportação e quais produtos exportar.
Ele é um serviço social autônomo que atua de forma gratuita, atualmente apoia cerca de 13 mil empresas brasileira em mais de 80 setores da economia.
Para apoiar a busca de novas oportunidades fora do país, a Apex produz estudos e análises sobre mercados que ajudam a orientar as empresas brasileiras a identificar oportunidades no exterior.
A entidade oferece capacitação, consultoria e assessoria para empresas enfrentarem desafios internacionais, particularmente para empresas de médio e pequeno porte.
Novo Processo de Exportação: o que é?
Atualmente, existem diferentes frentes de trabalho dentro do Programa Portal Único, envolvendo todo o governo brasileiro e contando com apoio e participação do setor privado.
Dentre essas iniciativas, merece destaque o desenvolvimento do Novo Processo de Exportação, concluído em 2016. Esse trabalho engloba o mapeamento dos processos atuais de exportação e a identificação de necessidades dos intervenientes públicos e privados para a criação de um fluxo contínuo de informações por meio do Portal Único.
Ou seja, podemos concluir que o Novo Processo de Exportação (NPE) promove um fluxo de informações mais eficiente e integração entre os intervenientes do comércio exterior públicos e privados.
Sua implementação se deu junto ao Portal Único do Comércio Exterior, Siscomex, pela Receita Federal Brasileira em conjunto ao SECEX e desde então vem otimizando os processos de comércio exterior, seja diminuindo o tempo necessário entre as etapas, como também reduzindo custos inerentes às operações, o que aumenta a competitividade brasileira frente ao mercado externo.
Comércio Exterior o que é?
Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.
O Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.
Estas regras são de âmbito nacional, criadas para disciplinar e orientar tudo o que diz respeito à entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação.
O que é Logística Internacional?
Agora que já falamos de maneira mais aprofundada sobre o que é Comércio Exterior, vamos entender mais sobre o que é a logística internacional. A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.
A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.
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Comércio Exterior é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande porcentagem do PIB.
Logística internacional é o ramo da logística que tem como objetivo tratar do comércio internacional, ligando fabricantes aos seus parceiros da rede industrial, como fornecedores, transportadores e operadores em diversos pontos do mundo.
Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) é uma agência criada em 2003 pelo governo federal com o intuito de auxiliar empresários na hora de exportar produtos para outros países.
Exportação é a saída de bens, produtos e serviços do país de origem. Esta operação pode envolver pagamento, como venda de produtos, ou não, como nas doações.