por Sinara Bueno
Saiba mais sobre o que é o Air Waybill (AWB)
Um dos principais documentos do Comércio Exterior é o Conhecimento de Embarque, pois informa a posse da mercadoria, entre outras funções. No caso do modal aéreo, ele é chamado de Air Waybill (AWB).
Vamos agora saber mais sobre esse documento que é o Air Waybill (AWB)? 😉
O que é o Air Waybill?
Air Waybill é o Conhecimento de Embarque Aéreo (AWB). Ele é emitido por uma companhia aérea ou por um agente de cargas internacional para transporte de mercadorias e uma prova do contrato de transporte, em suma, é um documento de titularidade das mercadorias.
O AWB é um documento de transporte não negociável que abrange o frete de carga de aeroporto para aeroporto. Ao aceitar um frete, um agente de carga IATA está agindo em nome da transportadora cujo AWB é emitido.
O Air Waybill (AWB) é de suma importância no Comércio Exterior e, dessa forma, no desembaraço aduaneiro de exportação e importação. A indústria aérea adotou um formato padrão para a AWB que é usado por todo o mundo em voos domésticos e internacionais.
Dessa forma, alguns dados são essenciais no referido documento e precisam estar de acordo com as informações da Fatura Comercial e demais documentos do processo de exportação ou importação.
Dados para o AWB:
- Denominação da empresa emissora
- Número de ordem do documento
- Dados completos do exportador e do importador, tais como nome e endereço completos. Na importação, é necessário constar também o CNPJ do consignatário
- Aeroportos de origem, destino e passagem (caso exista)
- Quantidade de volumes
- Tipo de embalagem
- Peso bruto
- Dimensão e cubagem dos volumes
- Composição, valor e forma de pagamento do frete internacional (Prepaid ou Collect)
- Descrição sucinta da mercadoria
- A data de emissão
- A assinatura do emitente
👉🏼 Além deste artigo sobre o Air Waybill (AWB), confira também nosso artigo Portal Siscomex: Guia definitivo.
Padrão do Conhecimento de Embarque Aéreo
O AWB é emitido pela companhia aérea ou pelo agente de carga, conforme o padrão internacional adotado pela IATA (International Air Transport Association). Ele também comprova o recebimento da carga na origem, ou seja, o AWB confirma que a mercadoria foi entregue pelo exportador para ser transportada e está em posse da companhia aérea.
Tipos de AWB (Air Waybill)
Existem três tipos de AWB, a saber:
- AWB
- MAWB (Master Air Waybill)
- HAWB (House Air Waybill)
Detalhamento de cada conhecimento de embarque:
- AWB: É o conhecimento aéreo internacional que cobre uma determinada carga embarcada individualmente na aeronave, sendo emitido diretamente pela companhia aérea.
- MAWB (Master Air Waybill): É o conhecimento de embarque emitido pela companhia aérea para cargas consolidadas e/ou diretas. O MAWB representa o total de carga que foi recebida e/ou enviada pelo agente e entregue à companhia aérea para seguir com o embarque.
- HAWB (House Air Waybill): É emitido pelo agente de cargas, referente a uma carga que foi consolidada ou não. Geralmente existem vários houses para um único master. Contudo, devido a negociação do frete ter sido feita com o agente de cargas, não é raro que uma única carga possua MAWB e HAWB.
🎯 Encontre Despachantes Aduaneiros no Brasil e Agentes de Cargas no Brasil, consulte o nosso Portal de Empresas de Comex.
AWBs e MAWBs
Os AWBs e MAWBs têm números de onze dígitos, onde os três primeiros referem-se ao código da companhia aérea. É com base no número do MAWB ou AWB que conseguimos realizar a localização da carga aérea. A IATA possui atualmente 296 companhias aéreas membros e tem em seu site um mecanismo de busca para encontrar a companhia aérea: IATA – Current Airline Members.
e-AWB: a evolução do AWB
O e-AWB é o conhecimento de embarque aéreo em formato eletrônico, resultando na eliminação da documentação em papel, e a substituição pela troca eletrônica de dados. A IATA anunciou o e-AWB como padrão a partir de 1º de janeiro de 2019. Desde então, o e-AWB é o contrato de transporte para todas as remessas de carga aérea nas rotas comerciais habilitadas.
- O e-AWB traz vários benefícios, tais como:
- Eliminação de processos baseados em papel;
- Maior eficiência e confiabilidade do processo geral de manuseio de carga;
- Prazos de entrega mais rápidos;
- Diminuição de erros de manuseio;
- Impacto positivo no meio ambiente com redução do uso de papel.
👉🏼 Dentre os principais benefícios da futura implementação do CCT Aéreo, podemos destacar sua completa compatibilidade com o e-AWB.
E aí, gostou deste artigo sobre o que é Air Waybill, como funciona o Air Waybill (AWB) e onde é usado o Air Waybill (AWB)? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉