Acréscimo nas tarifas de importação de fertilizantes pode levar a uma diminuição na área do milho e trigo

Atualizado em: por Leandro Sprenger.

No artigo de hoje, nos vamos entender mais sobre o acréscimo nas tarifas de importação de fertilizantes que pode levar a uma diminuição na área do milho e trigo.

E-book - passo a passo DU-E

Quer saber mais a respeito deste assunto envolvendo as importações de fertilizantes? Então pegue o seu café e continue conosco neste texto!

Veja os seguintes tópicos:

  • Acréscimo nas tarifas de importação de fertilizantes
  • Metilato de Sódio
  • De quem é o pleito?
  • De onde vem os Adubos e Fertilizantes importados pelo Brasil
  • Comércio Exterior o que é?
  • O que é Logística Internacional?

Vamos lá? 😉
importação fertilizantes milho e trigo

Acréscimo nas tarifas de importação de fertilizantes

A recente decisão do Comitê de Comércio Exterior - GECEX-CAMEX - que estabelece aumentos nas tarifas de importação de mais de 80 produtos químicos e fertilizantes, continua gerando repercussões e apreensões no setor agropecuário em relação às futuras safras, uma vez que isso pode significar um aumento significativo nos custos de produção. As novas tarifas devem entrar em vigor em outubro e terão validade por um ano.

Especialistas destacam a elevação da taxa para o nitrato de amônio, um dos fertilizantes mais utilizados pelos agricultores brasileiros, que passará de 0% para 15%. Vale enfatizar que o Brasil é responsáveis pela importação de 99% do fertilizante utilizado, sendo a maior parte proveniente da Rússia. Apenas neste ano, as compras de fertilizantes já ultrapassaram 600 mil toneladas.

Neste momento, não se vislumbra uma maneira eficaz de diminuir significativamente as importações desse insumo, já que seria necessário substituir grandes volumes por outras alternativas. Infelizmente, a curto prazo, não conseguimos fortalecer a produção nacional para diminuir a dependência das importações. O que pode ocorrer é que, se os preços tornarem-se insustentáveis, os produtores optem por utilizar menos tecnologia.

Os setores de cana-de-açúcar e café, que também são grandes usuários do nitrato de amônio, provavelmente sofrerão as consequências do aumento da tributação.

Da mesma forma, embora de maneira um pouco menos acentuada, o aumento da taxa sobre o carbonato de amônia gera preocupação, uma vez que, mesmo que em menor escala nas últimas safras, este insumo continua a ser relevante na cultura do trigo e na indústria de panificação. Nesse caso, a elevação da tarifa foi de 9% para 18%.

Aumentam as preocupações, pois tanto os mercados de milho quanto de trigo enfrentam situações bastante complicadas, com o trigo registrando sua terceira colheita consecutiva de perdas, preços pressionados e negociações que não avançam. Recentemente, o Governo Federal aprovou a elevação da cota de importação do grão, com alíquota zero, para mais 250 mil toneladas. Dessa forma, é quase certo que as áreas cultivadas com esses dois grãos serão menores nas próximas safras.

Metilato de Sódio

Outro setor que poderá ser impactado por essas taxas elevadas é o de biodiesel, com um aumento da alíquota de 12,5% para 20% sobre o metilato de sódio.

De quem é o pleito?

O aumento das tarifas responde a um pedido da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química), que o faz como parte de uma estratégia para restaurar a capacidade de operação das fábricas petroquímicas no Brasil, que atualmente apresentam, em grande parte, a maior taxa de ociosidade da sua história.

De onde vem os Adubos e Fertilizantes importados pelo Brasil

A seguir confira quais os principais países de onde o Brasil importou Adubos e Fertilizantes nos últimos anos.

 Países de Origem%Valor FOB US$
Rússia233,5 bilhões
China142,1 bilhões
Marrocos111,59 bilhão
Canadá9,81,48 bilhão
Estados Unidos5,6853 milhões
Catar4,6692 milhões
Bielorrússia3,4508 milhões
Arábia Saudita3,1465 milhões
Argélia2,9433 milhões
10ºAlemanha2,8428 milhões

Fonte: ComexStat

A Rússia é o principal país de onde o Brasil importou Adubos e Fertilizantes nos últimos anos. Em seguida vem a China com participação de 14% nas importações, tendo sido importados do país US$ 2,1 bilhões nos últimos anos.

Comércio Exterior o que é?

Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.

O Comércio Exterior, aplicado carinhosamente como Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.

Estas regras são de âmbito nacional, criadas para disciplinar  e orientar tudo o que diz respeito à entrada no país de mercadorias procedentes do exterior, no caso quando existe uma importação e a saída de mercadorias do território nacional, quando é uma exportação.

O que é Logística Internacional?

Agora que já falamos de maneira mais aprofundada sobre o que é Comércio Exterior, vamos entender mais sobre o que é a logística internacional. A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.

globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.

E aí, gostou deste artigo? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback😉

O que é Comércio Exterior?

Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles, engloba uma série de procedimentos.

O que é importação?

Importação é o processo comercial e fiscal que consiste em trazer um bem, que pode ser um produto ou um serviço, do exterior para o país de referência.

O que é Logística Internacional?

A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.

O que é o Novo Processo de Importação (NPI)?

O Novo Processo de Importação, ou simplesmente NPI é o Projeto do Governo de reestruturação, simplificação e desburocratização das Importações Brasileiras. O Portal Siscomex é um dos instrumentos do NPI, no qual temos uma reestruturação de documentos.

Leandro Sprenger
Leandro Sprenger

Empreendedor, Apaixonado por Tecnologia, Especialista em TI para Comércio Exterior e responsável pela criação de diversos sistemas de BI para Comex por mais de 15 anos. Co-criador da Plataforma de Ensino SimulaComex e do Sistema FComex.

Webinário - Como elaborar e automatizar a DU-E na prática