No mercado existem alguns tipos de transporte de carga dentro do comércio exterior, a escolha de qual deles usar fica a critério de cada empresa. No artigo de hoje, vamos falar mais acerca dos modais de transporte no comércio exterior.
A empresa vai analisar a facilidade de cada um e sua comodidade de acordo com o tipo de mercadoria a ser transportada, podendo assim otimizar custos e garantir a melhoria na entrega, entre eles estão:
E abaixo iremos analisar cada um deles, suas diferenças, vantagens e desvantagens, continue comigo.
Este é usado para transportar cargas de todos os tipos desde que estejam bem armazenados, é mais recomendado para cargas de baixo valor agregado;
👉 Confira o artigo sobre os Incoterms Marítimos!
Assim como o modal marítimo, este transporte é bastante usado para transporte de grandes volumes de mercadorias.
Especialistas tentam cada vez mais desenvolver novas tecnologias, fazendo com que o gasto energia seja menor e com que a velocidade dos trens fique maior.
Na Índia, uma das alternativas desenvolvidas foi um trem que utiliza energia solar como combustível diminuindo gastos e evitando a poluição.
A principal característica deste modal é a agilidade na entrega de mercadorias, pois não tem a necessidade de se ater a trânsito e afins.
👉 Confira também nosso texto a respeito dos Incoterms Aéreos!
O transporte dutoviário se da pela implantação de dutos e tubos subterrâneos, submarinos e similares. É possível pelo controle de pressão inserida nesses dutos.
É o modelo mais utilizado como forma de transporte de carga em território nacional podendo assim criar rotas mais flexíveis.
🎯 Encontre Despachantes Aduaneiros no Brasil e Transportadores, consulte o nosso Portal de Empresas de Comex.
Desvantagens do modelo rodoviário:
Já é considerado o uso de caminhões movidos a energia elétrica, o que permitiria a redução na emissão de gases nocivos a natureza, porém ainda apresenta algumas desvantagens como o alto custo e o tempo de recarga da bateria.
👉 Leia o nosso artigo sobre os Incoterms Rodoviários!
A forma de transporte também é muito importante para escolher a que se enquadre nas suas necessidades, pois mostra qual a melhor forma de entrega, a mais ágil e a mais em conta. Demonstra quantos tipos de modais serão necessário para a entrega de determinada mercadoria.
Essa questão é tratada pela modalidade e multimodalidade. Entre eles estão:
É preciso fazer uma análise na hora de escolher qual transporte de carga usar e vai de acordo com as necessidades de cada cliente, tendo em vista sempre a urgência do cliente por determinada mercadoria e os custos relacionados a cada um dos modais. Outra exigência a ser observada é a conservação da mercadoria mantendo sempre a integridade do produto.
Portanto conhecer cada um dos modais é importantíssimo para melhorar os resultados e aumentar os lucros da empresa.
>> Leia também sobre Peak Season!
A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.
A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado aos processos de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias.
E aí, gostou deste artigo sobre os modais de transporte no comércio exterior, quais são os modais de transporte no comércio exterior e como funcionam os modais de transporte no comércio exterior? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉
Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro. Quando falando de Compra de produtos, é a Importação e quando falamos em vendas de produtos, é a exportação, cada um deles, engloba uma série de procedimentos.
A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.