É normal que as pessoas tenham dúvidas na hora de escolher um curso para estudar ou uma profissão para seguir, afinal, não é uma decisão fácil de se tomar.
Uma área que é muito importante e, além disso, interessante é o Comércio Exterior, também conhecida como simplesmente Comex.
Saiba o que você verá hoje a respeito do comex:
Vamos lá agora conhecer mais sobre o comércio exterior (comex)! 😉
Comex, ou Comércio Exterior, auxilia no progresso da economia do seu país, afinal, lida diretamente com os processos de venda e compra de produtos para dentro e fora do mesmo. O comércio exterior trata das questões tributárias, financeiras, administrativas, comerciais e aduaneiras.
Ele lida com as trocas de produtos e tecnologias, gerando assim, novos empregos e movimentando a balança comercial do seu país, ou seja, tornando ele, um país mais rico, em todos os sentidos.
Com a tecnologia e a internet, a globalização transformou o mundo, deixando ele mais conectado, facilitando com que as mercadorias circulassem com mais facilidade e agilidade entre as fronteiras de países e de continentes.
A área de comércio exterior influencia diretamente no PIB do seu país, PIB que o Produto interno Bruto, que é um importante indicador sobre a atividade economia do país.
Calculado pelo IBGE, o PIB é formado pela soma de todos os bens e serviços finais de um país, em valores monetários, num determinado período. Importante ressaltar que são considerados apenas os bens e produtos finalizados, serviços, investimentos e gastos do governo, descartando assim os bens intermediários, serviços não remunerados, bens já existentes e atividades informais/ilegais.
O profissional de Comércio Exterior (ou Comex) pode atuar com processos de Importação e Exportação e em todas suas subáreas.
Para atuar com comércio exterior é interessante contar com algumas qualificações a mais no currículo, como por exemplo, uma segunda língua, mas esse critério não é regra (dependendo da subárea).
É importante que o profissional esteja sempre atento à assuntos sobre economia, política e em acontecimentos internacionais, pois qualquer eventualidade em outras nações pode resultar em mudanças nos procedimentos, afinal, no Comércio Exterior tudo está interligado.
Portanto, o profissional de comex pode atuar em diversas áreas e não só em importação e exportação. Ele pode realizar atividades nas áreas de Logística, em instituições financeiras de câmbio, empresas privadas ou governamentais, com despacho aduaneiro, por exemplo.
Veja outras áreas, além da exportação e importação, que é possível atuar:
O profissional de comex que atua com Agenciamento de carga é responsável pelas partes necessárias para a realização do transporte da mercadoria. Isso inclui: seguro e frete, além do acompanhamentos de todos os passos, para que nenhuma entrega se perca.
O profissional de comex também pode atuar com compras internacionais. Neste caso, fará um meio de campo nas negociações com empresas estrangeiras. Realizando o fechando contratos de compra e mantendo o relacionamento com as mesmas. Procurando fornecedores internacionais para insumos e/ou produtos. Terá uma atuação forte na importação de mercadorias. Neste caso é imprescindível o idioma Inglês e/ou outros.
Para ser atuante na área de Cotação de Frete Internacional ou Frete Marítimo, o profissional de comex precisa englobar diversos conhecimentos, como: Logística, contabilidade, Direito, Informática e Inglês.
Aqui ele irá desenvolver o envio ou o recebimento com máxima segurança e agilidade, respeitando uma margem de custos.
O Despachante Aduaneiro possui poderes para realizar processos de exportação ou importação, e tem com objetivo apresentar na alfândega que é a repartição governamental oficial de controle das operações de entrada e saída de mercadorias do país. Os documentos que ficam sobre gestão do Profissional Despachante Aduaneiro, são sobre as normas tributárias relativos ao despacho de importação e exportação.
Relacionado ao comex, cada vez mais empresa estão buscando a internacionalização de seus serviços e assim, a expansão de seus negócios com a exportação e a importação, e ao mesmo tempo que esse processo acontece, é necessário o auxílio do profissional para o desempenho central nas operações necessárias como compreender o fluxo de produzir, armazenar e transportar um determinado bem até seu destino final.
Saber os valores salariais são sempre fatores que fazem com que tenhamos mais vontade ou não em escolher a tal profissão.
No comex, os cargos principais vão desde assistentes de Comércio Exterior, com piso salarial médio de R$1.800,00 até analistas, recebendo até R$ 7.407,00 em empresas de grande porte.
👉 Os dados são referentes ao salário médio de um Tecnólogo em Comércio Exterior, considerando o porte da empresa e tempo de experiência do profissional.
A graduação de Comércio Exterior conta com duração de até 4 anos e é composto de disciplinas como:
Essa área é importante para realizar o acompanhamento e planejamento estimado dos índices de importação e exportação, controlar o fluxo documental das operações e também dos regimes cambial e alfandegário.
O Profissional de Comex que estará agindo como Analista de análise de mercado, buscará identificar as maiores necessidades dos clientes segmentando por região e com objetivo de encontrar novas oportunidades de venda e compra e as melhores estratégias aplicáveis.
Também está sob responsabilidade deste profissional, cabe realizar a análise de cenários, tendências e oportunidades de mercado, determinando os modais de transporte mais adequados e participar no fechamento contratual de compra e venda internacional.
Você conhece os sistemas de Comex? No Brasil existem alguns sistemas responsáveis por controlar e administrar as atividades referentes ao comércio exterior, entre eles estão o Siscoserv e o Siscomex.
Siscoserv é a sigla utilizada para o Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio. Ele é responsável pelo acompanhamento e aferição das políticas públicas para o setor de serviços.
Já o Siscomex refere-se ao Sistema Integrado de Comércio Exterior, uma ferramenta administrativa que inclui as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior. Com ele foi possível inovar as operações, informatizando os controles existentes que antes eram feitos com uso de papel, carimbos e assinaturas.
De forma simplificada podemos dizer que no Siscomex registramos as exportações e importações de Produtos. Já por sua vez, o Siscoserv registramos as exportações e importações de Serviços.
Os processos de Exportações, normalmente, são longos e cheio de detalhes fundamentais que tornam ele longo e cansativo, fora que o Sistema do Governo pode apresentar instabilidade, dificultando ainda mais.
Como opção para te ajudar, existe o Sistema FComex que otimiza o dia do profissional de comex gerando mais produtividade nos processos de exportações e justamente nos procedimentos longos. Nele você consegue fazer cálculos automáticos e o melhor: Não conta com instabilidade!
Vamos entender neste tópico a importância do Comex. Uma das principais vantagens do Comércio Exterior é a possibilidade de importar mercadorias não existentes no país. Esse investimento é muito benéfico, pois garante um diferencial competitivo para as empresas que comercializam esses produtos internacionais no Brasil.
O mesmo vale para a exportação. Existem mercadorias que temos em grandes volumes no país, como é o caso dos produtos de origem agrícola. Os granéis agrícolas, como a soja, o milho e o trigo, são produzidos em grande escala no país, e a exportação contribui muito para a economia nacional.
E aí, gostou deste artigo sobre o que é comex? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉
O Despachante Aduaneiro possui poderes para realizar processos de exportação ou importação, e tem com objetivo apresentar na alfândega que é a repartição governamental oficial de controle das operações de entrada e saída de mercadorias do país.
O comércio exterior é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande porcentagem do PIB.