Você sabia que a Logística é fundamental para o Comércio Exterior? Dentro da Logística, existe também a logística internacional, que possui o objetivo principal de melhorar os sistemas logísticos com parceiros externos, ou seja, os processos que ligam a fabricantes, indústrias, fornecedores e assim por diante.
Confira o que você verá neste artigo sobre o que é a Logística Internacional:
Continue comigo agora saber tudo sobre a Logística Internacional! 😉
A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.
A globalização tem tornado as empresas cada vez mais competitivas e com conceitos modernos aos seus procedimentos, negócios e produtos. Esse processo está integralmente ligado ao processos de compra, armazenagem e a distribuição das mercadorias.
Cada vez mais está disponível no mercado modelos modernos de gestão de estoque, produtos e logística do processo como um todo. Neste ambiente que a logística busca e deve atuar como ferramenta empresarial para garantir a competitividade de um novo modelo de gestão.
A logística é uma área que está ligada com a parte estratégica da corporação, afinal, busca otimizar os fluxos de armazenamento dos produtos até a realização da entrega do mesmo.
Com o avanço das tecnologias e o pensar, cada vez mais estratégico, foi criada a metodologia Just-in-Time.
A metodologia Just-in-time foi uma das maiores inovações logísticas do mundo. Ela visa reduzir o tempo de produção e estoques, além de aumentar a qualidade do produtos e serviços e também, fornecer a flexibilidade necessária para acompanhar o ritmo das demandas.
Ou seja, a produção just-in-time, com a tradução literal de hora certa busca fazer com que um pedido seja realizado, produzido com o material o que há em estoque, sem a necessidade exclusiva de solicitar mais matérias, assim, não haverá produtos em excesso em estoque e nem produtos em demasia em pronta entrega.
Existem hoje, 5 tipos principais de Modais de transporte, são eles:
Cada um destes modais possuem aspectos e importantes questões a serem levados em consideração. Como se o modal indicado consegue chegar ao destino informado no período solicitado, se o custo deste modal está dentro do planejado ou ainda se a rota, pode ser a mais adequada ou não. Todos esses fatores influenciam no processo da Logística internacional.
TIPO DE MODAL | VANTAGENS | DESVANTAGENS |
Aeroviário | É o transporte mais rápido e Não necessita de uma embalagem mais reforçada. | Possui menor capacidade de carga e conta com o valor de frete mais elevado quando comparado à outros modais. |
Aquaviário ou Marítimo | Possui uma maior capacidade de carga; Pode carregar qualquer tipo de carga e contém menor custo de transporte. | Necessita de transbordos nos portos; Conta com uma distância entre os centros de produção; Necessita de maior atenção às embalagens; Possui menor flexibilidade nos aliados e enfrenta congestionamento nos portos. |
Ferroviário | Adequado para longas distâncias e quantidades grandes; Possui menor custo de frete e seguro. | Uma desvantagem é a diferença na largura das bitolas além de uma menor flexibilidade nos trajetos realizados. |
Rodoviário | É adequado para curtas e médias distâncias; A mercadoria sofre apenas 1 operação de embarque e outra para descarga; Maior frequência e disponibilidade de vias de acessos; Mais agilidade e flexibilidade de carga; e, caso aconteça algum acidente, conta com mais facilidade de troca de veículos. | Algumas operações contam com frete alto; Este modal é o que conta com a menor capacidade de carga quando comparado à todos os outros e é o modal menos competitivo para longas distâncias. |
Dutoviário | Funciona 24 horas por dia; Não sofre com influência de fatores climáticos e é o modal menos poluente. | No Brasil, este modal é pouco utilizado e um dos formatos mais lentos. |
Fonte: SOUZA, Reginaldo da Silva,2013. SOUZA, Genivaldo da Silva, 2013. Pg,11. A Logística Internacional e Comércio Exterior Brasileiro: Modais de Transporte, Fluxos Logísticos e Custos Envolvidos.
Além de escolher o melhor modal para as operações, a logística internacional precisa levar em consideração os fluxos logísticos e também os custos.
Esses custos são referentes à todos que abrangem o processamento de armazenagem e distribuição.
Conheça os 9 principais Custos Logísticos que fazem das operações:
Compreenda melhor a relação do modal com os custos da operação:
Atividade Logística | Custos Inseridos |
Local de Origem | Custos de Embalagem; Acondicionamento e expedição. |
Transporte Interno | Frete do Transporte Interno |
Alfândega do Vendedor | Armazenagem da Mercadoria; Despacho Aduaneiro e Impostos e Taxas. |
Terminal Aeroportuário/Portuário na Origem |
|
Frete Internacional | Frete Internacional e Seguro de Cargas. |
Terminal Aeroportuário/Portuário no Destino |
|
Alfândega do Comprador | Armazenagem da Mercadoria; Despacho Aduaneiro e Impostos e Taxas. |
Transporte Interno | Frete de Transporte Interno |
Local de Destino | Desembarque e conferência. |
Fonte: SOUZA, Reginaldo da Silva,2013. SOUZA, Genivaldo da Silva, 2013. Pg,11. A Logística Internacional e Comércio Exterior Brasileiro: Modais de Transporte, Fluxos Logísticos e Custos Envolvidos.
E aí, gostou deste artigo sobre o que é a logística internacional, como funciona a logística internacional e onde é usada a logística internacional? Então se inscreva no nosso blog e fique por dentro de mais notícias sobre exportação, importação e drawback. 😉
O comércio exterior é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande porcentagem do PIB.
A Logística Internacional é uma ferramenta fundamental para a expansão do comércio exterior, e deve ser utilizada de forma estratégica para diferencial competitivo nas negociações internacionais.